Topo

Esse conteúdo é antigo

Moody's afirma que Rússia não pagou juros da dívida

28/06/2022 06h34

Paris, 28 Jun 2022 (AFP) - Os pagamentos bloqueados de juros sobre a dívida russa constituem uma situação de inadimplência, afirmou a agência de classificação Moody's em um comunicado publicado em seu site na manhã de terça-feira (28).

"Em 27 de junho, os detentores de títulos da dívida soberana da Rússia não haviam recebido os pagamentos de cupons de dois eurobônus no valor de US$ 100 milhões, quando expirou o período de carência de 30 dias corridos, o que consideramos um evento de default em nossa definição", afirma o comunicado.

Esta situação não implica um status jurídico de interrupção de pagamento para a Rússia porque as agências de classificação não podem mais classificar o país devido às sanções internacionais impostas contra Moscou pela invasão da Ucrânia.

Agora corresponde a um comitê de credores, o Comitê de Determinação de Derivativos de Crédito (CDDC), avaliar se a Rússia está ou não inadimplente nos pagamentos. Como ainda não se pronunciou sobre o assunto, a situação permanece incerta.

A Rússia deveria pagar 100 milhões de dólares em juros sobre sua dívida em 27 de maio, prazo com um período de carência de um mês que expirou no domingo.

O ministério das Finanças da Rússia afirmou que pagou o dinheiro em moeda estrangeira em 20 de maio. Mas admitiu na segunda-feira que o dinheiro não chegou aos credores, porque os intermediários bancários bloquearam os pagamentos devido às sanções impostas pelos países ocidentais como consequência da guerra na Ucrânia.

A Rússia assegurou na segunda-feira que "a não obtenção do dinheiro pelos investidores não é resultado do fato de não ter acontecido um pagamento, foi provocada pela ação de terceiros, algo que não é considerado diretamente como (...) um caso de não pagamento".

O governo dos Estados Unidos proíbe Moscou de pagar suas dívidas em dólares desde o final de maio.

Alguns títulos europeus, emitidos antes de 2018, "não contêm uma cláusula" que permita à Rússia pagá-los em rublos, afirmou a Moody's em seu comunicado.

lep/soe/bt/mis/zm/fp

MOODY'S CORP.