Topo

Dois jovens são presos em Hong Kong por envolvimento em morte nos protestos de 2019

12/08/2022 06h09

Um tribunal de Hong Kong condenou nesta sexta-feira (12) dois jovens por envolvimento em confrontos entre ativistas pró-democracia e pró-Pequim que levaram a uma das poucas mortes relacionadas aos protestos de 2019. 

Kelvin Lau, 19 anos, e Chan Yin-ting, 18, foram condenados a cinco anos e meio de prisão por distúrbios, após seu envolvimento em uma briga em novembro de 2019 entre apoiadores de ambos os lados que jogaram tijolos um no outro. 

Em meio aos distúrbios, Luo Chang-qing, 70, morreu após receber uma pancada na cabeça, uma das poucas mortes diretamente ligadas a esse enorme movimento de manifestações pró-democracia. 

Os dois condenados também foram acusados de homicídio culposo e ferimento involuntário, mas um júri em julho os considerou isentos de qualquer responsabilidade. 

No entanto, o juiz estimou na sexta-feira que os réus, na época menores de idade, faziam parte do grupo que causou a violência. 

"As coisas degeneraram em caos que teve consequências realmente trágicas", disse o juiz.

Embora a mídia tenha apontado que o incidente foi responsabilidade de ambas as partes, o juiz destacou os leais a Pequim como "heróis desconhecidos" que agiram de forma altruísta e corajosa diante dos manifestantes. 

Em sua sentença, o juiz considerou necessária uma condenação dissuasiva, com pequena redução de pena devido à pouca idade dos condenados.

hol/aha/mav/mlb/dbh/mar/aa

© Agence France-Presse