Topo

Rapper Takeoff, do grupo Migos, morre baleado

01/11/2022 12h43

O rapper Takeoff, integrante do grupo Migos, foi morto baleado nesta terça-feira (1º) em um clube de boliche em Houston, Texas, informou a Polícia.

O músico, de 28 anos, cujo nome de registro era Kirshnik Khari Ball, estava em um boliche com o rapper Quavo por volta das 2h30, horário local, quando a polícia foi alertada sobre tiros disparados e uma pessoa morta no local, segundo informações do TMZ.

Outras duas pessoas foram baleadas e levadas a hospitais da região em carros particulares, informou a polícia.

Segundo o site, a dupla estava jogando boliche quando "uma briga começou e alguém abriu fogo e atirou em Takeoff". Segundo o TMZ, Quavo não ficou ferido.

Algumas horas antes do tiroteio, Takeoff postou uma "selfie" no que parecia ser um clube de boliche.

O local, 810 Billiards & Bowling, disse que permaneceria fechado nesta terça-feira.

Logo que a notícia da morte se espalhou nas redes sociais, as homenagens começaram a se multiplicar.

"Envio meu amor aos entes queridos de Takeoff. Estou cansado de ver jovens negros morrerem", tuitou o congressista Jamaal Bowman.

"Takeoff nunca será esquecido. Desde a música que fez com Migos até seu próprio trabalho solo, seu legado continuará nos próximos anos. RIP", tuitou a plataforma de streaming Tidal.

- 'Bad and Boujee' - 

Nascido em 18 de junho de 1994 em Lawrenceville, Geórgia, Takeoff ficou conhecido por ser integrante do Migos junto com Quavo, seu tio, e Offset, seu primo em primeiro grau, hoje casado com a rapper Cardi B.

"Enquanto crescia, tentava ter sucesso na música. Me esforçava, era o que eu amava fazer", disse Takeoff em uma entrevista de 2017 ao The Fader. "Apenas fazer coisas e criar para mim mesmo", acrescentou.

"Eu fazia isso para meu próprio prazer, porque era isso que eu gostava de fazer. Eu esperava Quavo voltar do treino de futebol para tocar minhas músicas para ele."

Migos, nascido em Atlanta, liderado pelo ícone da indústria do hip-hop Coach K, é amplamente creditado pela popularidade do trap sulista contemporâneo.

O trio alcançou a fama com seu hit de 2013 "Versace", que Drake remixou. Anos depois, o grupo gravou "Walk It Talk It" com o gigante canadense do rap.

Depois de seu álbum de estreia, "Yung Rich Nation" (2015), alcançaram o topo da parada da Billboard com seu segundo álbum, "Culture".

Após assinar um contrato com a Motown e a Capitol Records em 2017, seguiram com "Culture II", ocupando mais uma vez o topo das paradas. Com o single "Bad and Boujee", lançado no mesmo ano, eles atingiram o número um da Billboard Hot 100.

Em 2021, completaram a trilogia com "Culture III".

- "Minha onda era fazer rap" -

Quavo e Takeoff, que estavam se apresentando em dupla, lançaram recentemente um novo videoclipe para a música "Messy".

Depois de fazer alguns shows na Europa, Takeoff voltou impressionado pela recepção de seu espetáculo no exterior.

"Não falam inglês, mas sabem cada verso, cada palavra. Eles recitaram letra por letra, verso por verso", disse Takeoff à revista Rolling Stone. "Fui lá, estávamos fazendo 'Versace'. Levantei a bandeira de Paris e todo o prédio ficou louco, como se tivesse sido marcado um gol, como se fosse uma partida de futebol".

"Foi muito bom", acrescentou.

Takeoff era considerado o membro mais reservado do grupo, mas seus colegas rappers o viam como um talento singular.

"Minha onda era fazer rap. Eu sabia que ia ser quem eu era", disse Takeoff à revista de música. "Você não poderia me dizer que eu não ia ser quem eu era."

mdo/sw/db/ll/mr/ap/rpr/mvv

© Agence France-Presse