Líbano irá desvalorizar moeda em quase 90% (fonte bancária)
O Líbano irá adotar em fevereiro uma nova taxa de câmbio oficial, de 15.000 libras libanesas por dólar, em vez da cotação atual, de 1.507, uma desvalorização de quase 90%, informou uma fonte do banco central.
"A partir de amanhã, um dólar valerá 15.000 libras libanesas", declarou à AFP uma fonte do Banco do Líbano, que pediu para não ser identificada. A nova taxa oficial será quatro vezes inferior ao valor real da moeda no mercado paralelo, onde ela é negociada a 58.000 por dólar.
O Líbano sofre uma das piores crises econômicas do mundo, um desastre inédito desde 1850, segundo o Banco Mundial. Entre as consequências da crise estão uma alta de preços vertiginosa, a desvalorização histórica da moeda local e o empobrecimento da população, em meio a uma escassez grave.
No ano passado, o Ministério das Finanças anunciou que aplicaria uma nova taxa de câmbio a partir de 1º de novembro de 2022, mas a medida não se concretizou.
A mudança na taxa de câmbio oficial ocorre em meio a uma negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que exige reformas para desbloquear empréstimos indispensáveis para o país. Entre as mudanças solicitadas pela instituição estão a unificação do câmbio, uma reforma da lei sobre o sigilo bancário e uma para o controle de capitais.
aya/jos/feb/an/mb/lb/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.