Topo

'Tire foto dela': fotógrafo relata pedido de pai segurando mão de filha

Mesut Hancer segura a mão de sua filha Irmak, de 15 anos, que morreu no terremoto em Kahramanmaras, perto do epicentro do terremoto, um dia depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste do país - ADEM ALTAN/AFP
Mesut Hancer segura a mão de sua filha Irmak, de 15 anos, que morreu no terremoto em Kahramanmaras, perto do epicentro do terremoto, um dia depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste do país Imagem: ADEM ALTAN/AFP

09/02/2023 14h32

A foto em que Mesut Hancer segura as mãos de Irmak, sua filha morta no terremoto, rodou o mundo. O responsável pela imagem é Adem Altan, fotógrafo há 40 anos, 15 deles trabalhando na AFP. Em relato a agência, ele contou como chegou a foto em Kahramanmaras, epicentro do tremor.

Um homem de jaqueta laranja permanecia imóvel em meio ao tumulto, indiferente à chuva e ao frio. Altan percebeu que o sujeito a 60 metros dele segurava uma mão.

Ele sacou sua câmera para registrar a cena. Com o braço estendido, o pai se recusava a soltar a mão de sua filha, morta entre os escombros e a devastação.

"Tire fotos da minha filha", murmurou na direção do fotógrafo, com a voz embargada e trêmula. Por um momento, ele soltou a mão da menina para mostrar o lugar onde sua filha de 15 anos estava. Rapidamente, voltou a segurá-la.

"Fiquei tão emocionado naquele momento. Eu tinha lágrimas nos olhos. Eu dizia para mim mesmo: 'Meu Deus, essa é uma dor insuportável'", relatou Adem.

O fotógrafo contou que "ele falava com dificuldade, com a voz muito baixa. Foi difícil fazer mais perguntas a ele, enquanto os moradores ao redor pediam silêncio para ouvir as vozes dos possíveis sobreviventes presos sob os escombros".

Naquele momento, Adem pensou que a imagem resumia a dor das vítimas do terremoto. Não poderia imaginar o impacto que a fotografia teria.

Acredito que é uma foto que ficará na memória. Muitas pessoas já me disseram que nunca esquecerão dessa imagem