'Tire foto dela': fotógrafo relata pedido de pai segurando mão de filha
A foto em que Mesut Hancer segura as mãos de Irmak, sua filha morta no terremoto, rodou o mundo. O responsável pela imagem é Adem Altan, fotógrafo há 40 anos, 15 deles trabalhando na AFP. Em relato a agência, ele contou como chegou a foto em Kahramanmaras, epicentro do tremor.
Um homem de jaqueta laranja permanecia imóvel em meio ao tumulto, indiferente à chuva e ao frio. Altan percebeu que o sujeito a 60 metros dele segurava uma mão.
Ele sacou sua câmera para registrar a cena. Com o braço estendido, o pai se recusava a soltar a mão de sua filha, morta entre os escombros e a devastação.
"Tire fotos da minha filha", murmurou na direção do fotógrafo, com a voz embargada e trêmula. Por um momento, ele soltou a mão da menina para mostrar o lugar onde sua filha de 15 anos estava. Rapidamente, voltou a segurá-la.
"Fiquei tão emocionado naquele momento. Eu tinha lágrimas nos olhos. Eu dizia para mim mesmo: 'Meu Deus, essa é uma dor insuportável'", relatou Adem.
O fotógrafo contou que "ele falava com dificuldade, com a voz muito baixa. Foi difícil fazer mais perguntas a ele, enquanto os moradores ao redor pediam silêncio para ouvir as vozes dos possíveis sobreviventes presos sob os escombros".
Naquele momento, Adem pensou que a imagem resumia a dor das vítimas do terremoto. Não poderia imaginar o impacto que a fotografia teria.
Acredito que é uma foto que ficará na memória. Muitas pessoas já me disseram que nunca esquecerão dessa imagem
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.