Topo

Esse conteúdo é antigo

Reforma da Previdência é aprovada na França após governo superar duas moções de censura

20/03/2023 14h52Atualizada em 20/03/2023 16h56

A reforma impopular da Previdência, promovida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, foi finalmente aprovada hoje, depois que os deputados rejeitaram a segunda moção de censura apresentada contra o governo em resposta à adoção da reforma por decreto.

Uma moção de censura feita pela extrema-direita de Marine Le Pen recebeu apenas 94 votos dos 287 necessários.

O governo já havia superado uma primeira moção, do grupo independente Liot com o apoio da esquerda com caráter multipartidário. Nesse caso foram 278 votos, apenas nove abaixo do necessário.

Segundo a presidente da Assembleia Nacional (Câmara baixa), Yael Braun-Pivet, a reforma de Macron fica definitivamente aprovada com a conclusão desses trâmites.

A França é palco de uma segunda-feira tensa. O governo da primeira-ministra Élisabeth Borne foi colocado à prova, e o país inteiro acompanhou a votação das duas moções de censura que tinham o poder de dissolver a Assembleia.

Para a adoção das moções --mecanismo que tem o poder de derrubar o governo-- seriam necessários 287 votos entre os 573 deputados que compõem atualmente a Assembleia francesa. Nenhuma das duas conseguiu o apoio necessário.