França proíbe voos domésticos curtos
A proibição de voos domésticos na França, quando existe alternativa de trem para uma viagem demenos de duas horas e meia, entrou em vigor nesta terça-feira (23), após algumas polêmicas em um contexto de combate às mudanças climáticas.
O Diário Oficial da França publicou a medida, prevista pela Lei do Clima de 22 de agosto de 2021, mas que foi suspensa enquanto a Comissão Europeia analisava um recurso do setor aéreo.
A proibição, que não afeta os voos de conexão, aplica-se a trajetos entre as mesmas cidades dos voos e que permitam a presença de mais de oito horas por dia no destino.
Na prática, os voos que atendem aos requisitos do decreto são aqueles que ligam Paris a cidades de médio porte, como Nantes (oeste), Lyon (leste) ou Bordeaux (sudoeste).
A lei já foi aplicada na prática porque o governo obrigou a Air France a abrir mão dos voos em troca de ajuda financeira em maio de 2020, em meio à crise da covid-19.
mra-tjc/zm/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.