Peru: Vulcão Ubinas aumenta atividade com explosões e emissão de cinzas
O vulcão Ubinas, no sul do Peru, aumentou sua atividade nesta terça-feira (4) com duas explosões e a expulsão de cinzas que atingiram localidades próximas, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).
Em 24 de junho, Ubinas, a 5.672 metros de altitude e o mais ativo do país, entrou em um novo processo eruptivo após quatro anos.
Nesta terça-feira, "foram registradas duas explosões com emissões de cinzas que alcançaram um máximo de 5.500 metros acima do topo da cratera", disse a agência em um comunicado.
As cinzas chegaram aos distritos de Ubinas e Matalaque, na região de Moquegua, segundo imagens de satélite.
O vulcanólogo do IGP, José Del Carpio, explicou que este evento marca o início da atividade explosiva, o qual também eleva o alerta de amarelo para laranja. Nesse nível, as autoridades podem ordenar a evacuação de áreas próximas.
"A partir de agora, as explosões podem ocorrer com intervalos de horas e dar lugar a episódios de queda de cinzas em bairros próximos ao vulcão", declarou Del Carpio.
Perto do vulcão, ficam os distritos de Ubinas, Yunga, Lloque, Chojata, Matalaque e San Juan de Tarucani, com uma população de aproximadamente 2.200 pessoas.
"Hoje, já estamos registrando mais de cinco horas de emissões constantes de cinzas e não descartamos que essa atividade continue se desenvolvendo nas próximas horas", declarou o presidente do IGP, Hernando Tavera.
O Ubinas, junto com o Sabancaya (5.975 metros de altitude) na região de Arequipa, são os vulcões mais ativos do Peru.
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.