Corpos de 11 rohingya encontrados após barco virar na Indonésia

Os corpos de pelo menos onze refugiados rohingya foram encontrados perto da costa da Indonésia, após o naufrágio na semana passada de uma embarcação que aparentemente transportava cerca de 150 pessoas, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (25). 

Centenas de rohingya, uma minoria muçulmana perseguida em Mianmar, arriscam as suas vidas todos os anos em travessias marítimas perigosas e caras para tentar chegar à Indonésia ou à Malásia. 

As equipes de resgate indonésias anunciaram na sexta-feira o fim dos esforços de resgate depois de terem encontrado 75 pessoas com vida. 

O chefe da operação de busca local, Muhammad Fathur Rachman, disse à AFP que seis rohingya foram encontrados mortos a 26 quilômetros da costa.

"Seis corpos estão sendo removidos neste momento", disse por telefone na tarde desta segunda-feira. "Eram todas mulheres. Um pescador encontrou os corpos", acrescentou.

Anteriormente, funcionários da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) disseram à AFP que cinco corpos foram recuperados nos últimos dias. 

Segundo os sobreviventes, cerca de 150 rohingya estavam a bordo da embarcação, mas este número não pôde ser verificado.

Entre meados de novembro e o final de janeiro, 1.752 refugiados rohingya, na sua maioria mulheres e crianças, chegaram às províncias indonésias de Aceh e Sumatra do Norte, segundo o ACNUR. 

A agência da ONU indicou que a entrada dos rohingya no país de maioria muçulmana é causada pelas condições deploráveis nos campos de refugiados no Bangladesh e pela violência contra este grupo étnico em Mianmar, de onde são originários.

Continua após a publicidade

str-dsa-jfx/mtp/mas-meb/zm/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes