Alemanha pede que países da UE enviem mais sistemas de defesa aérea à Ucrânia

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, pediu nesta quarta-feira (17) aos colegas da União Europeia (UE) que sigam o exemplo de Berlim e enviem à Ucrânia mais sistemas de defesa aérea Patriot, para que aquele país possa se defender da Rússia. 

"Queremos incentivar outros países a fazer o mesmo", disse o líder alemão ao chegar ao local de uma cúpula da UE em Bruxelas. "Isso tem que ser feito rapidamente, e não em algum momento no futuro", reforçou Scholz. 

A Alemanha anunciou no último sábado que enviaria um sistema de defesa aérea Patriot adicional à Ucrânia, em resposta a pedidos urgentes de Kiev. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Alemanha e pediu às demais potências ocidentais que sigam esse exemplo, o que reiterou em videoconferência perante o bloco europeu.

"Precisamos de mais", disse Zelensky, acrescentando que o ataque à cidade ucraniana de Chernigov, que deixou 17 mortos, mostra a urgência da situação.

A Ucrânia admite que está ficando sem sistemas para abater mísseis e drones russos enquanto a Rússia multiplica seu bombardeio à infraestrutura ucraniana. 

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, disse nesta quarta-feira que "todos os dias e todas as noites as cidades ucranianas são bombardeadas, resultando na destruição da infraestrutura e causando mortes". 

No início do dia, a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, disse aos repórteres que os aliados ocidentais conseguiram interceptar vários mísseis e drones iranianos lançados contra Israel, mas não estão conseguindo fazer o mesmo na Ucrânia. 

O que aconteceu nos céus de Israel "mostra que podemos fazer mais", disse ela. 

Continua após a publicidade

"Podemos fornecer defesa aérea à Ucrânia da mesma forma, para que ela seja capaz de evitar tais ataques", acrescentou a estoniana.

jhm-ahg/mb/dd/ic-lb

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes