Esse conteúdo é antigo
OpiniãoPolítica

Josias: Ministros do STF se esquecem de maneirar e precisam de recato

A participação de autoridades do Judiciário brasileiro e do governo Lula em um evento em Londres é inconcebível e não orna com o processo legal, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta terça (30).

Não é concebível uma coisa como essa. O devido processo legal não combina com a frequência a palácios, com jantares com autoridades e com esse tipo de evento.

Eles participaram de um evento festivamente organizado, uma mega boca-livre fornecida por lobbies empresariais em um destino turístico muito cobiçado, sendo tratados a pão de ló. Isso não é evidentemente republicano.

O Supremo tinha que se dar ao respeito. Não é possível que mantenhamos indefinidamente esse tipo de prática, que não é de hoje. Os ministros já deveriam ter se dado conta de que isso não serve à hipotética supremacia do Supremo. Não orna com as necessidades do Supremo e dessas outras autoridades. Essas pessoas estão se esquecendo de maneirar. É preciso ter um pouco mais de recato. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias chamou a atenção para um possível conflito de interesses, já que a isenção de membros do Judiciário seria questionada ao julgar processos envolvendo patrocinadores de eventos particulares do qual participaram e tiveram todas as suas despesas pagas.

A entidade [Grupo Voto], responsável pelo fórum diz que pagou as despesas, mas não quem financiou. Ela coletou fundos junto a empresas privadas. Está circulando no noticiário o nome de um banco, que teria pendências a serem julgadas no STF.

Não se pode fazer uma associação direta de que um juiz participou de um evento com patrocínio privado e ele, ao julgar determinada causa, premiará com uma sentença favorável aquela empresa que ajudou a custear o evento. Não se pode fazer essa associação automática, mas também é muito evidente que o ministro não pode se submeter a esse tipo de maledicência. Josias de Souza, colunista do UOL

O que aconteceu

Autoridades brasileiras foram à Europa para participar de fóruns jurídicos em Londres e Madri. O Grupo Voto, organizador do evento em Londres, disse ter arcado com todos os custos de passagens e hospedagens, mas não informou valores e quem eram os patrocinadores.

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

53 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Maria Beatriz Alfenas Nantes

ATÉ AGORA, OS ÚNICOS QUE DÃO CRÉDITO A ESSES ENGANADORES DO STF, SÃO VOCÊS DO UOL, FOLHA E GLOBO!!!

Denunciar

Valkiria Marks Szinvelski

Quem fiscaliza essa trupe ? Não tem comando? Parece uma farandula. 

Denunciar

Luis Alberto de Araujo Ramos

Depois os senhores Ministros vão reclamar dos "ataques" que sofrem ! Quem não se dá respeito, não merece respeito em conta-partida !!! Depois também, o Senhor Presidente vai reclamar dos "ataques" que sofre por conta dos atos dos membros do seu Governo ! Mesmo que os Lobistas e seus patrocinadores mascarados tenham bancado as despesas de todos, os seus respectivos assessores (e eles não dão um passo sem que lhes carreguem as malas), foram bancados pelo erário público. Não basta dizer que é ilibado ! tem que mostrar que é ilibado quando se trata de "coisa pública" !!!

Denunciar