Manchester City vence Chelsea (1-0) e vai à final da Copa da Inglaterra

O atual campeão Manchester City se classificou neste sábado (20) para a final da Copa da Inglaterra (FA Cup) ao vencer o Chelsea (1-0) na reta final, superando assim a ressaca da recente eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. 

O português Bernardo Silva marcou o único gol (84') de um jogo equilibrado disputado no Estádio de Wembley, em Londres, que recebe as duas semifinais além da grande decisão do torneio de futebol mais antigo do mundo. 

Depois desta vitória, o City pretende manter o título da FA Cup e conquistar a dobradinha nesta temporada, vencendo também a Premier League, onde atualmente ocupa a primeira posição numa luta acirrada com Arsenal e Liverpool. 

A equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola poderá enfrentar na final o Manchester United, seu eterno rival, que disputará a outra semifinal no domingo, contra o modesto Coventry, da segunda divisão inglesa. 

Será a 13ª final da FA Cup na história dos 'Citizens'.

O City jogou a partida deste sábado sem o astro norueguês Erling Haaland, seu artilheiro, devido a problemas físicos. Ele foi substituído pelo argentino Julián Álvarez.

"Estou extremamente feliz por jogar as semifinais da Copa da Inglaterra. Adorei jogar as quartas de final da Liga dos Campeões, mas é inaceitável que nos tenham feito jogar hoje (sábado)", disse o treinador espanhol, que reclamou após a vitória de seu time, e lamentou o acúmulo de jogos no calendário. 

"Só quero proteger os meus jogadores. Faço isso pelos meus jogadores", acrescentou em declarações à imprensa. 

Os 'Citizens' sofreram no primeiro tempo, talvez devido ao cansaço dos intensos 120 minutos do jogo de quarta-feira contra o Real Madrid, que acabou sendo decidido nos pênaltis. 

Continua após a publicidade

Os 'Blues', comandados pelo técnico argentino Mauricio Pochettino, quase abriram o placar, mas os senegalês Nicolas Jackson e Cole Palmer não aproveitaram duas oportunidades claras, aos 30 e 38 minutos, respectivamente. 

Palmer, de 21 anos e que treinou nas categorias de base do City, foi um incômodo constante para o time adversário, embora não conseguisse finalizar as jogadas. 

- Bernardo Silva se redime -

Depois do intervalo, a partida seguiu uma dinâmica semelhante com o City controlando a posse de bola, mas o Chelsea criando perigo no contra-ataque. 

Os jogadores de Pochettino pediram dois pênaltis por lances polêmicas dentro da área, com toques de mão e um empurrão de Kyle Walker em Jackson, mas o árbitro Michael Oliver não marcou. 

Guardiola acertou ao colocar o belga Jérémy Doku no lugar de Jack Grealish e sua equipe aumentou o cerco à área do Chelsea com o passar dos minutos.

Continua após a publicidade

O habilidoso ponta testou o goleiro sérvio Dorde Petrovic aos 69 minutos e participou da jogada do único gol da partida. 

Os 'Citizens' finalmente abriram o marcador após uma jogada pelo lado esquerdo de Kevin de Bruyne, cujo cruzamento perigoso foi mal afastado por Petrovic e Bernardo Silva aproveitou a sobra.

Com esse gol, o talentoso português se recuperou do pênalti perdido na quarta-feira contra o Real Madrid.

A derrota deste sábado é a primeira do Chelsea de Pochettino desde que perdeu a final da Copa da Liga (1-0 na prorrogação) para o Liverpool, no final de fevereiro.

Depois de uma temporada muito irregular, os jogadores comandados de Pochettino só podem se classificar para as competições europeias através da Premier League, onde ocupam atualmente a 9ª posição.

eb/iga/aam

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes