Biden condecora grandes nomes do seu partido e da luta pelos direitos civis

O presidente Joe Biden entregará nesta sexta-feira (3) a maior distinção civil americana a 19 pessoas, entre elas grandes nomes do Partido Democrata e ícones da luta pelos direitos civis. 

A "Medalha da Liberdade" é entregue todos os anos a pessoas que "contribuíram de maneira exemplar para a prosperidade, os valores ou a segurança dos Estados Unidos" ou a "paz mundial". 

Entre os condecorados está John Kerry (80 anos), veterano da guerra do Vietnã que durante sua longa carreira política foi candidato presidencial derrotado contra George W. Bush em 2004, antes de liderar a diplomacia americana entre 2013 e 2017. Mais recentemente, foi enviado especial para o clima dos Estados Unidos. 

Al Gore (76 anos), vice do ex-presidente Bill Clinton, ativista climático e também candidato presidencial fracassado contra George W. Bush, também será condecorado. 

O comunicado à imprensa da Casa Branca que anuncia a lista dos escolhidos destaca que Al Gore "aceitou o resultado" de sua estreita derrota em 2000 "em nome da unidade" do país, uma menção que lembra a atual campanha para as eleições de novembro. 

O ex-presidente republicano Donald Trump, opositor de Biden, evitou se comprometer explicitamente a reconhecer o resultado da próxima eleição, após não ter admitido sua derrota em 2020. 

Biden também condecorará Nancy Pelosi (84), ex-presidente da Câmara dos Representantes e grande nome da vida política, e o empresário Michael Bloomberg (82), ex-prefeito de Nova York sob o rótulo de republicano que mudou de lado para a eleição presidencial de 2020 e acabou financiando a campanha de Biden. 

O congressista democrata afro-americano James Clyburn (83) receberá uma medalha, assim como outras figuras da luta pelos direitos civis, como Medgar Evers, assassinado em 1963 por um supremacista branco; Opal Lee, uma mulher negra de 97 anos; ou Judy Shepard, uma ativista dos direitos LGBTQIA+ cujo filho gay foi assassinado em 1998. 

Jim Thorpe, o primeiro membro de uma tribo nativa a ganhar uma medalha olímpica, e Michelle Yeoh, a primeira mulher asiática a ganhar um Oscar de Melhor Atriz, também estão na lista.

Continua após a publicidade

aue/eml/dg/nn/dd/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes