Netanyahu diz que Israel decidirá resposta ao Irã com base em seu 'interesse nacional'
Israel levará em consideração a opinião dos Estados Unidos, mas determinará sua resposta ao Irã de acordo com seu "interesse nacional", afirmou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segundo um comunicado de seu gabinete divulgado nesta terça-feira.
"Escutamos as opiniões dos Estados Unidos, mas tomaremos nossas decisões finais com base em nosso interesse nacional", disse.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu Israel a não atacar as instalações nucleares ou de petróleo do Irã para evitar uma escalada regional e por receio da disparada dos preços da energia.
Citando fontes do governo dos Estados Unidos que pediram anonimato, o jornal Washington Post informou na segunda-feira que Netanyahu garantiu à Casa Branca que a eventual resposta ao Irá se limitará a instalações militares.
Israel prometeu uma resposta depois que o Irã lançou quase 200 mísseis contra seu território em 1º de outubro, uma represália a um ataque israelense em Beirute que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e o general iraniano Abbas Nilforushan.
Segundo o Wall Street Journal, as declarações do primeiro-ministro israelense durante uma ligação com Joe Biden foram recebidas em Washington "com alívio".