México pede para Google incluir mapa da 'América mexicana' em resposta a Trump
O México pediu ao Google que inclua em seu motor de busca os mapas da "América mexicana", como era denominado o norte do continente no século XVII, após a plataforma aceitar mudar o nome do Golfo do México por solicitação do presidente Donald Trump.
O governo mexicano fez o pedido ao Google por meio de uma carta divulgada nesta quinta-feira (30) pela presidente Claudia Sheinbaum, na qual fez observações sobre a mudança de nome do Golfo do México para "Golfo da América".
"No final, pedimos (ao Google) que quando se coloque no buscador 'América mexicana', apareça o mapa que apresentamos em alguma ocasião", disse a mandatária de esquerda em sua habitual coletiva de imprensa.
Após Trump reivindicar que o Golfo compartilhado por México, Cuba e Estados Unidos deveria ser chamado de "Golfo da América", Sheinbaum, acompanhada de historiadores, apresentou mapas do século XVII nos quais a região norte do continente aparecia como uma entidade única denominada "América mexicana".
Em sua carta, o governo mexicano afirma que, se o Google mudar o nome do Golfo, isso deverá ocorrer apenas em seus servidores nos Estados Unidos e em relação à plataforma continental daquele país.
Sheinbaum enfatizou que o decreto de Trump "tem efeito" dentro dos Estados Unidos, pois o Golfo do México é uma "denominação aceita e registrada historicamente" pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual ambos os países fazem parte.
O gigante da internet informou na última segunda-feira que o nome "Golfo da América" aparecerá em seus servidores nos Estados Unidos e que o Denali, o pico mais alto da América do Norte, voltará a ser chamado de Monte McKinley, cumprindo os decretos de Trump.
De acordo com sua prática de citar informações oficiais, a mudança ocorrerá quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos dos Estados Unidos fizer as modificações, o que ainda não havia ocorrido até o meio-dia desta quinta-feira.
9 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Jose Geraldo Brito Filomeno
Isso mesmo, senhora presidente do México. América Mexicana. Isto porque, até 1846, o que hoje são os Estados do Texas, Califórnia, Nevada, Novo México e Arizona --- um território imenso ---, eram do México e lhe foram tomados por uma guerra provocada pelos EUA, que incentivava milícias invasoras daqueles territórios.
Rosely Aurea Lopes Coelho
Trump não quer governar. Quer causar
Ricardo Santa Maria Marins
Parabéns para a Presidente do México. Sra. Claudia. É fato, se somarmos nas Américas, todos os habitantes, excluindo os EUA, e a opção for pela DEMOCRACIA e manutenção do que há atualmente, sem incluir o Brasil, pelo Português idioma, ainda assim, acredito que deveríamos chamar sim, de nossa AMÉRICA MEXICANA. E se acrescentar o BRASIL, digo, sua população, pela semelhança em idiomas, Português e Espanhol, então, DEVE SER "AMÉRICA MEXICANA". Isso se prevalecer o número de pessoas e seus idiomas. Por sinal a Presidente do México é Engenheira Ambiental. Tudo a ver com um futuro melhor para o PLANETA! OPINIÃO!