Vazamento de resíduos deixa moradores de São José dos Campos sem água

Após o rompimento da barragem de uma lagoa de mineração de areia ontem (5) em Jacareí, interior de São Paulo, que lançou resíduos no Rio Paraíba do Sul, o fornecimento de água foi interrompido no início da noite em 70% da cidade de São José dos Campos, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A distribuição de água foi reiniciada às 15h deste sábado.

De acordo com a Sabesp, a recuperação do sistema de abastecimento será integral, mas pode se estender até a manhã do domingo (7) para os pontos mais altos e distantes dos reservatórios. Em nota, a companhia afirmou que, depois de análises na captação da água, as condições se tornaram adequadas e permitiram a retomada do processo de tratamento.

O lançamento de rejeitos ocorreu na manhã dessa sexta-feira, quando a Mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao Rio Paraíba do Sul. A empresa depositava irregularmente os rejeitos da extração na cava da Meia Lua 1, de propriedade de uma outra mineradora com atividades paralisadas e em processo de renovação de licença.

O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa, o que resultou no rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos