Após fuga de dez presos, governo do DF anuncia mudanças no sistema prisional

Após a fuga de dez presos da ala de segurança máxima do Complexo Penitenciário da Papuda, no último domingo (21), quatro deles ainda foragidos, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou hoje (23) mudanças no sistema prisional de Brasília.

Em coletiva de imprensa, o governador informou que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) vai voltar a ser coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Até então, a subsecretaria era vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A justificativa é que a nova estrutura vai facilitar a coordenação da ação das forças de segurança no Distrito Federal. "Cabe à Secretaria da Segurança Pública traçar políticas públicas de segurança, uma coordenação entre as forças. Nós entendemos que esse planejamento e essa ação coordenada são importantes nesse momento", avaliou o chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio.

Sampaio disse que o governo atual herdou o sistema prisional com algumas dificuldades, principalmente o deficit de agentes penitenciários para atuarem na Papuda. "O governo decidiu, assim que tomou posse, fazer um concurso para agentes penitenciários. Esse concurso está em andamento e pretendemos, até o final do ano, repor boa parte da mão de obra que é necessária. Até lá vamos buscar uma maior integração das forças das polícias Militar e Civil no sentido de prestar um apoio, respeitando as atribuições", explicou.

Também foram anunciadas mudanças no comando da Sejus. O secretário de Justiça, João Carlos Souto, será substituído interinamente pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Guilherme Rocha de Almeida Abreu.

Outra mudança é a saída do subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio. A Sesipe será chefiada pelo diretor-adjunto da Polícia Civil, delegado Anderson Espíndola. O substituto de Espíndola na corporação ainda não foi anunciado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos