Topo

Diário Oficial publica nomeação da nova presidenta do Inep, Maria Inês Fini

Yara Aquino* - Repórter da Agência Brasil

25/05/2016 12h37

Foi publicada na edição de hoje (25) do Diário Oficial da União a nomeação de Maria Inês Fini para a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ligado ao Ministério da Educação, o Inep é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelos censos escolares e por estudos, pesquisas e avaliações do sistema educacional brasileiro.

A ida de Maria Inês para o Inep foi anunciada pelo Ministério da Educação no último dia 16. A educadora atuou como diretora de Avaliação para Certificação de Competências do Inep entre 1996 e 2002, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e participou da criação e implementação do Enem, que era usado para avaliar o desempenho dos estudantes.

Maria Inês também é responsável pela criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi diretora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil.

A educadora foi fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou de 1972 a 1996. É doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora em psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, social e do trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em gestão educacional na educação básica e superior.

Nas eleições presidenciais de 2014, Maria Helena fez parte da equipe que formulou o programa de governo do candidato do PSDB, Aécio Neves, sendo responsável pelas políticas na área de educação.

Maria Inês assume o cargo no lugar de Luiz Roberto Curi, que teve a exoneração publicada na edição de hoje do Diário Oficial.


*Colaborou Mariana Tokarnia