TRE diz que eleição foi dentro da normalidade em Pernambuco

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil

Nas quatro cidades pernambucanas onde houve segundo turno nas eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco considerou a votação "tranquila". Durante todo o dia, foram registradas duas prisões por boca de urna, ambas no Recife.

"Só são dois candidatos. Por isso, a tranquilidade de um modo geral. Parecia que nem havia eleição, pela maneira ordeira que o povo agiu nos locais de votação", afirmou o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.

As pessoas detidas em flagrante - em dois casos separados - foram conduzidas para a Polícia Civil, onde foi assinado Termo Circunstanciado de Ocorrência e depois liberadas. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e o TRE não divulgaram para quais candidatos os detidos faziam campanha.

Quanto às urnas, 99 apresentaram algum problema e 36 precisaram ser substituídas. Houve falta de energia em 8 pontos de votação no estado, sendo seis em Olinda e dois no Recife, mas não houve prejuízo na votação porque cada urna tem uma bateria que garante autonomia por até 12 horas.

No aplicativo Pardal, usado pelo cidadão para fazer denúncias de crimes eleitorais, 54 pessoas registraram ocorrências - 24 só em Olinda, município da Região Metropolitana do Recife.

Locais de votação ocupados

O presidente do TRE de Pernambuco também destacou a ajuda que os estudantes contrários à Proposta de Emenda à Constituição 241, que trata dos gastos públicos, deram para orientar eleitores que votariam em locais que estão ocupados por manifestantes. "[Isso] mostrou que a greve não tem nada a ver com a eleição, é uma situação totalmente diferente. Quero agradecer a esses estudantes que contribuíram, inclusive, para a democracia", finalizou o magistrado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos