Recalls cresceram 200% no Brasil nos últimos dez anos

Júlia Buonafina*

Balanço da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) revela que, em 2016, mais de 9,6 milhões de produtos e serviços foram alvo de recall, ou seja, foram reconhecidos pelas próprias empresas como tendo algum defeito. Ao todo, foram divulgadas 138 campanhas de chamamento por 43 empresas. De acordo com a Senacon, o número foi o maior registrado desde 2003, quando teve início a série histórica. Nos últimos dez anos o Brasil teve crescimento de mais de 200% no número de recalls realizados.

Do total de produtos submetidos a recall no ano passado, 76% são automóveis e 7,2%, motos. Aparecem ainda na lista, em menor número, produtos eletrônicos, alimentícios, cadeiras plásticas e bicicletas, entre outros. A maior parte dos chamamentos (90%) estava relacionada a riscos de lesão e ferimentos pelo uso dos produtos.

Outro destaque no levantamento foi o alto número alto de recalls de airbags (bolsas de ar) fabricados pela empresa japonesa Takata. Foram 40 chamamentos referentes a dispositivos instalados em 2,5 milhões de carros de 13 marcas distintas. Entre as empresas que mais realizaram chamamentos estão a Fiat (14), a Porsche Brasil (13) e a Toyota do Brasil (10).

Consumidores

Até o fim de dezembro do ano passado, 415 mil consumidores foram atendidos. A Senacon criou um sistema, que será lançado em breve e disponível para a população, que poderá acessar o consultar o banco de dados de recalls em  trâmite no Brasil

*Estagiária sob supervisão da editora Amanda Cieglinski

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