Temer reúne-se com Gabinete de Monitoramento pela 2ª vez neste sábado

O presidente da República, Michel Temer, está reunido neste momento com os ministros e integrantes do Gabinete de Acompanhamento da Normalização do Abastecimento. A reunião ocorre no quarto andar do Palácio do Planalto. É a segunda vez que Temer vai despachar no Planalto neste sábado (26). 

Os ministros Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Raul Jungmann (da Segurança Pública) irão conceder entrevista à imprensa em breve, quando devem dar mais um balanço sobre as ações das forças de segurança para desbloqueio das rodovias e as tentativas para normalizar o abastecimento de combustível e outros produtos no país. São esperadas também atualizações da investigação da Polícia Federal se houve prática criminosa na paralisação dos caminonheiros, chamada de locaute (quando a classe patronal apoia a greve dos trabalhadores, o que é proibido por lei no país). 

De acordo com a última atualização, do final da manhã, 596 pontos ainda estavam bloqueados, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o gabinete da Presidência da República. Outros 544 foram liberados.

Requisição de caminhões

Nesta tarde, o presidente Michel Temer publicou, em edição extra do Diário Oficial da União decreto que autoriza que motoristas de qualquer órgão ou entidade da administração pública e militares das Forças Armadas conduzam os caminhões com cargas consideradas essenciais.

Polícia Federal

Pela manhã, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, após a primeira reunião do grupo, apelou aos caminhoneiros para que voltem às atividades. Segundo ele, a Polícia Federal (PF) pediu a prisão de empresários suspeitos de incitar o movimento de paralisação. Ele avisou que haverá a aplicação de multa de R$ 100 mil para aqueles que se recusarem a cumprir o acordo. 

*Com informações de Mariana Tokarnia

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos