Cinco estados preveem compra de unidades em programas habitacionais
Das 25 unidades da federação que possuem Plano Estadual de Habitação, apenas cinco estados preveem a aquisição de unidades habitacionais entre as ações e programas. Do total, sete oferecem material de construção, sete ofertam lotes e 17 concedem aluguel social. A melhoria de unidades habitacionais está previsto em 16 estados, a regularização fundiária em 20 e a urbanização de assentamentos está entre as ações de 12 unidades da federação. É o que mostra o Perfil dos Estados Brasileiros 2017 (Estadic), que apresenta os dados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, respondida pelos governos dos estados e do Distrito Federal, divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este ano o levantamento reuniu dados de recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária e meio ambiente para consolidar um "sistema avançado de informações sobre governos, descentralização, federalismo, gestão e políticas públicas no Brasil", segundo o IBGE.
Todos os estados e o Distrito Federal possuíam, em 2017, estruturas de gestão de políticas de habitação. Das 27 unidades da federação, apenas Rondônia e Goiás não têm Plano Estadual de Habitação; Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Goiás não têm Fundo Estadual de Habitação; e Roraima e Rondônia não têm Conselho Estadual de Habitação. Outros sete estados formaram o conselho mas não realizaram nenhuma reunião. Os três instrumentos de gestão são exigidos para o estado ter acesso às verbas do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). Em 23 planos está presente o aspecto de integrar as ações de habitação com outras políticas urbanas e sociais, assegurando o direito à moradia como um direito à cidade. Em 22 deles aparece a garantia de atendimento habitacional a famílias que precisem ser removidas por estarem em área de risco ou por necessidade de obre de urbanização. A construção de novas unidades habitacionais de interesse social está presente em 21 planos estaduais. Do total, 15 estados colocaram em seus planos de habitação a preocupação em promover a urbanização e recuperação física de favelas e loteamentos precários e 11 pretendiam garantir o melhor aproveitamento da infraestrutura instalada e das edificações existentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.