Autoridades dos Emirados Árabes mediam nova troca de 200 prisioneiros de guerra entre a Rússia e a Ucrânia

ABU DHABI, 9 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Ministério das Relações Exteriores anunciou a continuação da mediação bem-sucedida dos Emirados Árabes Unidos em relação à troca de prisioneiros entre a Federação Russa e a República da Ucrânia. O ministério enfatizou que o sucesso da mediação, a terceira desde o início deste ano, é um reflexo da continuidade, moderação e sabedoria das relações dos EAU com os países. Essas relações, segundo as autoridades, são aproveitadas para encontrar um terreno comum para a resolução de desafios e disputas regionais e internacionais, contribuindo para o sucesso contínuo dos esforços diplomáticos. A conclusão da nova mediação levou à libertação de 100 prisioneiros russos e 100 ucranianos.

O ministério expressou gratidão aos governos da Rússia e Ucrânia pela cooperação e resposta à mediação dos EAU para tornar o processo de troca um sucesso. A pasta afirmou o compromisso emirático com os esforços contínuos para encontrar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia, enfatizando sua posição consistente no apelo à diplomacia, ao diálogo e à redução da escalada, e seus esforços para apoiar todas as iniciativas que mitiguem as repercussões humanitárias resultantes da crise.

A mediação dos Emirados Árabes Unidos no início de janeiro de 2024 conseguiu libertar prisioneiros da Rússia e da Ucrânia duas vezes, além de outra mediação bem-sucedida em dezembro de 2022, que levou à libertação e à troca de dois prisioneiros entre os Estados Unidos e a Federação Russa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.