Topo

Secretário de Segurança diz que vai mandar casos para Corregedoria

Alexandre de Moraes, secretário de Segurança de São Paulo - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Alexandre de Moraes, secretário de Segurança de São Paulo Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Em São Paulo

21/07/2015 09h03

Por meio de sua assessoria de imprensa, o secretário de Estado da Segurança, Alexandre de Moraes, disse que vai mandar para a Corregedoria da Polícia Civil todos os casos de cidadãos que forem impedidos de registrar Boletim de Ocorrência de roubo de celular por falta de IMEI.

Por meio de nota, a secretaria afirmou que não há "qualquer impedimento no registro de ocorrências nos furtos e roubos de celulares" com a edição das regras que abriram a possibilidade para que a Secretaria de Segurança Pública usasse o código para bloquear os aparelhos.

Entretanto, a pasta reconheceu que o número de roubos aumentou mesmo com a edição da medida: "as notificações de furtos e roubos somente de celulares, na comparação desses mesmos períodos (janeiro e maio de 2014 e 2015), aumentaram em 3,27%". A secretaria argumentou que a subida aconteceu porque a "grande divulgação feita pela imprensa e pelo governo incentivou as vítimas a registrarem todas as suas ocorrências", sem avaliar se o total de casos, registrados ou não, mudou. A secretaria não respondeu a todas as perguntas feitas pela reportagem.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".