São Roque (SP) decreta emergência dez dias após vendaval
Dez dias depois do vendaval que atingiu a cidade, a prefeitura de São Roque, interior de São Paulo, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (16). De acordo com o prefeito Daniel de Oliveira Costa (PMDB), o objetivo é obter ajuda do governo federal para reconstruir a parte afetada do município.
A tempestade, no último dia 6, comparada a um tornado, destruiu 150 casas e galpões, derrubou cerca de 30 mil árvores e pelo menos 500 postes, causando a morte de uma pessoa e deixando ainda dez feridos e 75 famílias desabrigadas. Meteorologistas estimaram a velocidade do vento em mais de 130 km/h.
Os estragos atingiram principalmente os bairros Vila Lino, Canguera, Jardim do Carmo, Sanvalley e Caetê. Na Estrada do Vinho, principal ponto turístico da cidade, 34 estabelecimentos, entre restaurantes, cantinas e vinícolas, foram atingidos. O vendaval atingiu também as cidades vizinhas. Em Vargem Grande Paulista, houve estragos nos bairros Portão Vermelho, Jardim Bela Vista e Jardim Floresta. Em Mairinque, no outro extremo, o bairro Sebandilha teve mais de 50 casas danificadas.
De acordo com o prefeito, o decreto municipal foi baixado após o governo estadual e o governo federal terem reconhecido a situação de emergência na cidade. Segundo ele, o município foi atingido em momento de queda na arrecadação e não tem condições de atender sozinho as demandas geradas pela catástrofe. Além do envio de recursos governamentais para restabelecer a infraestrutura urbana, a medida possibilita que os moradores afetados possam fazer uso de parte do Fundo de Garantia na reforma das casas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.