Topo

Brasil chamou de volta embaixador na Venezuela, diz Serra após posse de Temer

Em Brasília

31/08/2016 17h36

O Brasil chamou de volta seu embaixador na Venezuela, Ruy Pereira. Foi uma resposta à atitude do governo de Nicolás Maduro, que convocou seu embaixador no Brasil em protesto contra o impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff.

"O Brasil chamou de volta o embaixador na Venezuela, porque eles fizeram o mesmo", disse o ministro das Relações Exteriores, José Serra, após a cerimônia de posse do presidente Michel Temer, no Senado Federal.

Em nota, o Itamaraty afirmou repudiar o tom das declarações do governo venezuelano. "Revela profundo desconhecimento da Constituição e das leis do Brasil e nega frontalmente os princípios e objetivos da integração latino-americana", afirmou o MRE.

Pouco depois do anúncio do impeachment de Dilma, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou no Twitter o congelamento das relações políticas e diplomáticas "com o governo originado neste golpe parlamentário" a retirada definitiva de seu embaixador do país, "em resguardo da legalidade internacional e solidária com o povo do Brasil".

Maduro afirmou que o processo de impeachment foi um "golpe oligárquico da direita" e se disse solidário "a Dilma e ao povo do Brasil". "Quem luta vence!", escreveu ele no Twitter.

Em nota, o governo venezuelano disse que "as oligarquias políticas e empresariais, que em em aliança com setores imperialistas consumaram o golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff, recorreram a artimanhas jurídicas sob o formato de crime sem responsabilidade para ascender ao poder pela única via possível: a fraude e a imoralidade".

O presidente do Equador, Rafael Correa, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmaram que convocarão as representações democráticas de seus países no Brasil.