Maia confirma encontro com a oposição amanhã para tratar de reforma política

Brasília - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou nesta segunda-feira, 24, que promoverá amanhã um café da manhã para discutir as propostas de reforma política com a oposição. "Claro que está mantido", afirmou. A comissão da reforma política será instalada amanhã à tarde.

A reunião é um aceno de Maia à oposição, no momento em que seus aliados não descartam que ele tentará se reeleger para o comando da Casa. Aliados articulam apresentar uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para saber se um presidente eleito para um mandato-tampão, como Maia, pode tentar reeleição. Atualmente, um presidente da Câmara só pode tentar se reeleger se houver uma eleição de deputado no meio.

Eleito para o comando da Casa em julho deste ano com apoio de grande parte da oposição, Maia tem preservado uma relação muito próxima com opositores. Ele tem feito questão de prestigiar a oposição na divisão dos espaços da Casa. Na discussão da reforma política, por exemplo, Maia escolheu um deputado do PT, Vicente Cândido (SP), para ser relator da comissão especial que debaterá o assunto.

Para o líder do partido de Maia, Pauderney Avelino (AM), a iniciativa do presidente da Casa é importante porque a reforma política é um tema que interessa a todos os partidos. "Não acho má ideia não. Tem de conversar com todo mundo", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos