Manifestantes se reúnem no centro de SP em ato pelo passe livre no transporte

De São Paulo

Estudantes e ativistas se concentraram na noite desta quarta-feira (26), nas imediações do Teatro Municipal, no centro de São Paulo, em novo ato pelo passe livre no transporte público da cidade. A Polícia Militar acompanhou de perto os manifestantes, que percorreram em passeata ruas da região em um trajeto que terminou a Câmara dos Vereadores.

Às 18h, o movimento reunia perto de 50 pessoas e, com faixas estendidas na calçada, aguardava maior adesão. O grupo, que age com o lema "nenhum direito a menos, nenhum centavo a mais", acabou deixando as ruas no início deste ano após não conseguir reverter o aumento implementado desde janeiro.

Agora, eles iniciam uma nova jornada com reivindicações sobre o tema. A militante Letícia Cardoso, de 21 anos, disse que o ato marca a mobilização nacional pela tarifa zero. "É uma atividade para demarcar nossa reivindicação sobre o assunto", disse.

Em sua página oficial no Facebook, o Movimento Passe Livre diz que a "tarifa no transporte limita quem pode circular pela cidade e pesa cada vez mais no bolso". "Um transporte realmente público é um direito de todas e todos e não pode ser só um privilégio dos que podem pagar", acrescenta.

O prefeito eleito, João Doria (PSDB), já reafirmou a promessa de campanha de congelar em R$ 3,80 a tarifa no transporte municipal para 2017. Ele espera contar com repasses do governo federal relativo a obras do PAC para custear o congelamento.

A militante Letícia fez ressalvas à intenção de Doria. "Congelamento não significa direito à cidade. A luta é para que o transporte não seja um produto mercantilizado. Tarifa é restrição", disse.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) não comentou publicamente se o Metrô também poderá adotar o mesmo preço para o ano que vem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos