Topo

Estamos negociando acordo de livre-comércio entre Mercosul e Líbano, diz Serra

27/11/2016 19h45

São Paulo - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que o Mercosul está negociando um acordo de livre comércio com o Líbano. O chanceler não deu detalhes sobre este fato ao discursar na abertura da 1ª Conferência Latino-Americana do Potencial da Diáspora Libanesa, que visa fortalecer os laços do Líbano e seus emigrantes em todo o planeta.

Serra destacou que a presença de libaneses na América Latina é muito grande, sendo que o Brasil foi o principal destino na região, pois tem entre 7 milhões e 10 milhões de descendentes de pessoas que vieram daquele país do Oriente Médio. "O presidente (Michel) Temer orgulha-se de sua origem libanesa de primeira geração", apontou.

Segundo o ministro, "num mundo de tantas incertezas, temos de nos ancorar com quem temos relações históricas", comentou, referindo-se ao Líbano. O chanceler apontou que no planeta há uma onda de xenofobia e protecionismo comercial. "Destacamos a generosidade do Líbano em acolher cerca de 2 milhões de refugiados da Síria", comentou.

Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também participou da solenidade que marcou o início da 1ª Conferência Latino-Americana do Potencial da Diáspora Libanesa. Maia enalteceu os laços culturais do Brasil com os libaneses e outros povos, sendo ele inclusive descendente de chilenos.

Maia destacou que o Brasil, sob o comando do presidente Michel Temer, "voltará a ter condições de crescer."