Topo

Sargento Pimenta e Afroreggae se apresentam no Rio

27/02/2017 15h24

Rio de Janeiro - Um dos blocos mais cheios do Carnaval carioca, o Sargento Pimenta começou sua apresentação às 10h30 desta segunda-feira, 27 e já durava até às 14h. O bloco não faz o cortejo, mas fica parado em um palco montado no Aterro do Flamengo, na altura do monumento dos pracinhas. No ano passado, o bloco reuniu 180 mil foliões, segundo os organizadores.

O tema deste ano foi uma homenagem aos 50 anos do lançamento do disco "Sgt. Pepper'sLonelyHearts Club Band", o oitavo da carreira dos Beatles e que dá nome ao bloco. Os músicos anunciaram que tocariam todas as músicas do disco durante a apresentação.

O bloco é composto por duas partes: a banda -com duas guitarras, baixo, saxofone, trombone e dois trompetes - e a bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô. Os cerca de 140 batuqueiros são formados na oficina de percussão ministrada semanalmente ao longo do ano anterior.

O Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que gostavam de Beatles e o carnaval. Em 2011, o primeiro desfile reuniu cinco mil pessoas.

Ao todo, 63 blocos desfilarão pelas ruas do Rio, nesta segunda. Na orla do Leme, na zona sul, o Bloco Virtual estimou que reuniu 20 mil pessoas. O bloco Afroreggae também desfilou na Rua Primeiro de Março, no centro do Rio.