Morre o empresário Domingo Alzugaray, fundador da revista IstoÉ

Mateus Fagundes e Carla Araújo

São Paulo

Morreu nesta segunda-feira, 24, aos 84 anos, o empresário Domingo Alzugaray, fundador da Editora Três e da revista IstoÉ. O publisher estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A causa da morte não foi revelada. O velório dele vai ocorrer nesta terça-feira, 25, em Itapecerica da Serra (SP).

Alzugaray nasceu em Victoria, pequeno município da província argentina de Entre Ríos, em 22 de novembro de 1932. A primeira profissão dele foi como ator de teatro e cinema, nos anos 1950.

Foi atuando em fotonovelas que ele teve contato com o mercado editorial. Produziu este segmento de revistas para a Editora Abril, onde chegou a diretor. Ele foi naturalizado brasileiro em 1966.

Em 1972, deixou a Abril e fundou a Editora Três. A IstoÉ foi lançada quatro anos depois. Além dela, a editora publica, entre outras, as revistas IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, Planeta e Motor Show.

O empresário deixa a esposa Cátia e os filhos Caco e Paula Alzugaray.

O presidente Michel Temer emitiu uma nota de pesar sobre a morte de Alzugaray. "Com a morte de Domingo Alzugaray, a imprensa e a democracia perdem um de seus baluartes. Sua atuação foi marcante", escreveu Temer.

"Em todos os setores em que atuou, sempre ocupou posição de liderança. Nossas condolências a toda a família e aos seus colaboradores, que fizeram da Editora Três uma grande ferramenta para fortalecer a cultura brasileira", conclui a nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos