Topo

Mãe desmaia em sepultamento de menino atingido por bala perdida no Complexo da Maré

Vânia Moraes, mãe de Jeremias, morto aos 13 anos no Complexo da Maré - Pablo Jacob/Agência O Globo
Vânia Moraes, mãe de Jeremias, morto aos 13 anos no Complexo da Maré Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

08/02/2018 14h09

O corpo do adolescente Jeremias Moraes da Silva, de 13 anos, morto a tiros no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, foi enterrado nesta quinta-feira (8). A mãe do menino, a auxiliar de serviços gerais Vânia Moraes, chegou a desmaiar no enterro, realizado no cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador, também na zona norte. Ao menos 50 pessoas participaram do enterro, muitas com camisas estampadas com fotos do menino.

Jeremias foi atingido durante uma operação policial na terça-feira (6), quando voltava de uma partida de futebol. Ele chegou a ser socorrido por bombeiros, mas chegou morto ao hospital.

Leia também:

Durante as operações na Maré, também morreu baleado Mateus Ribeiro, de 20 anos. A polícia informou que ele era um suspeito. Levado ao hospital por um taxista, não resistiu.

Segundo a Secretaria de Segurança, havia a informação de que quatro pessoas --entre elas policiais-- haviam sido rendidas por bandidos em uma das favelas da Maré, a Nova Holanda. A informação levou policiais a entrarem na favela em um caveirão, veículo blindado da polícia. Por volta das 15h, quando os PMs deixavam a comunidade e seguiam pela avenida Brasil, principal via de acesso ao Rio, criminosos passaram a disparar em direção a eles.

Vânia Moares, mãe de Jeremias - Reginaldo Pimenta/Raw Image/Agência O Globo - Reginaldo Pimenta/Raw Image/Agência O Globo
8.fev.2018 - Vânia Moraes é amparada no sepultamento de seu filho
Imagem: Reginaldo Pimenta/Raw Image/Agência O Globo

O Complexo da Maré é um conjunto de 16 favelas onde vivem cerca de 130 mil habitantes. Fica entre a avenida Brasil e a linha Vermelha e é cortado por um trecho da linha Amarela. A área é disputada por quadrilhas rivais.

Na noite de quarta-feira (7), um menino de 4 anos foi atingido por uma bala perdida na comunidade da Linha, em São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio. O estado de João Pedro Soares é grave. Ele passou por cirurgia no Hospital Estadual Alberto Torres e está internado na CTI pediátrica.

O garoto teria sido baleado enquanto seguia a pé com o pai para casa. Bandidos abriram fogo contra um carro que passava pela comunidade com as janelas fechadas e as luzes apagadas e um dos tiros acabou acertando João Pedro nas costas.