Topo

'Japonês da Federal' se aposenta

O agente federal Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, em ação em 2015 - Giuliano Gomes -28.nov.2015 /Folhapress
O agente federal Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, em ação em 2015 Imagem: Giuliano Gomes -28.nov.2015 /Folhapress

Renato Onofre e Luiz Vassallo

26/02/2018 18h24

Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava Jato, o agente da Polícia Federal Newton Ishii, o "Japonês da Federal", se aposentou. A portaria com a concessão do benefício foi publicada no Diário Oficial e é datada de 22 de fevereiro. Segundo a PF, ele já deixou o cargo.

O empresário Marcelo Odebrecht, o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entre outros alvos da Lava Jato que foram presas na investigação que apura desvios na Petrobrás, estão entre aqueles que foram escoltados pelo "Japonês da Federal" ao cárcere da PF em Curitiba - origem e base da grande investigação.

Com a imagem muitas vezes atrelada às ações da Lava Jato, Ishii chegou a inspirar marchinhas e máscaras no carnaval de 2016. "Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o Japonês da Federal", diz a música.

O agente da PF também tinha suas pendências judiciais. Em 2009, foi condenado por corrupção e descaminho por supostamente facilitar entrada de produtos contrabandeados do Paraguai. O Superior Tribunal de Justiça chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso de Ishii.