Meirelles: brasileiros estão 'descrentes de panaceias e soluções mágicas'
Em sua primeira agenda como nome escolhido pelo Palácio do Planalto para disputar a Presidência, Meirelles afirmou que, agora emedebista, o governo poderá promover políticas sociais.
"O Brasil está em condições de poder fazer as políticas sociais que precisa. Até agora era uma questão de arrumar a casa", disse. "Não podemos prosseguir de crise em crise."
Meirelles defendeu a revisão do pacto federativo para aumentar o porcentual dos tributos que chegam para as cidades.
"A carga tributária brasileira já é a maior entre os países emergentes. Aumentar a carga tributária é uma dificuldade na medida em que já começa a atingir seu limite. Apesar desta parcela grande das receitas tributárias irem para a União, a União tem um déficit insustentável", disse.
Questionado sobre investimentos em Saúde e Assistência Social, Saneamento Básico (lixões) e Educação Básica (creches), Meirelles falou numa solução única: ofertar maior repasse de recursos aos municípios e dar apoio técnico do governo federal às prefeituras para aprimorar os serviços públicos em todas as esferas. Ele, no entanto, condicionou o auxílio financeiro à retomada do crescimento econômico, com geração de empregos, renda e arrecadação e à aprovação de reformas como a da Previdência.
"É importante que a cada ano o governo federal possa aumentar a cada ano repasses", disse o ex-ministro da Fazenda. "A reforma da Previdência é fundamental para que tenhamos disponibilidade de recursos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.