Conselho da Câmara Metropolitana do Rio aprova edital de concessão de saneamento
O Conselho Deliberativo da Câmara Metropolitana do Rio, que reúne 22 cidades da região metropolitana fluminense, aprovou nesta quinta-feira, 17, a versão final do edital de concessão dos serviços de água e esgoto, informou o governo do Estado, que capitaneia o projeto. Com isso, foi dado mais um passo para o lançamento do edital, que pode ser publicado nesta sexta-feira, 18.
A meta de publicar o edital de concessão amanhã foi fixada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado pelo governo fluminense para estruturar o projeto de concessão. Com outorga fixa mínima de R$ 10,6 bilhões e investimentos totais em torno de R$ 31 bilhões, é o maior projeto de infraestrutura do País.
A publicação do edital ainda depende da formalização da adesão das 47 cidades que demonstraram interesse no projeto. Das 64 cidades atualmente atendidas pela Cedae, a estatal fluminense de saneamento, 47 aderiram inicialmente, incluindo os 22 municípios organizados na Câmara Metropolitana.
Para esses 22, a decisão se deu em conjunto, no âmbito da Câmara Metropolitana. O Conselho Deliberativo do órgão se reuniu nesta quinta-feira, 17, para deliberar sobre a versão final do edital.
Também nesta quinta-feira, 17, venceria o prazo final para os demais 25 municípios do interior formalizarem a adesão à concessão. Um balanço final das adesões é esperado para o fim do dia.
Na quarta-feira, 16, em entrevista à rádio CBN, o governador em exercício, Claudio Castro (PSC), já havia sinalizado que a publicação do edital poderia ficar para a próxima semana, a despeito da meta de sexta-feira, 18. Castro disse que, após a aprovação final pelos municípios, o edital seria publicado "até o fim desta semana ou, no máximo, até a semana que vem".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.