Aeroporto de Guarulhos será conectado à estação da CPTM por transporte via trilho
![Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos (SP) - Fepesil/Futura Press/Estadão Conteúdo](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/7a/2019/07/01/aeroporto-internacional-de-sao-paulo-cumbica-em-guarulhos-sp-nesta-segunda-feira-1-1562005356972_v2_900x506.jpg)
O governo federal assinou nesta quarta-feira, 8, um aditivo com a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos (SP) que visa conectar os terminais de passageiros do local à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A responsabilidade pela construção e operação do chamado automated People Mover será do GRU Airport, que opera o aeroporto. A previsão é que as obras comecem em janeiro e durem dois anos.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o transporte é 100% automatizado e prevê R$ 271,7 milhões de investimento.
Atualmente, esse acesso aos terminais é feito pelo modal rodoviário, ou seja, os usuários se deslocam da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, localizada no limite do sítio aeroportuário, até os terminais de passageiros de Guarulhos em ônibus oferecidos pela concessionária.
"Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população", disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em nota divulgada pela pasta.
Com o People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos, de acordo com o governo.
Segundo o ministério, o modelo é baseado na tecnologia Aeromóvel, meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados.
O formato resulta em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves e esbeltas.
Ele utiliza rodas e trilhos de aço, e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.