Porto de Santos: milho embarcado cresce 34,5% no acumulado do ano até outubro

São Paulo, 29 - O Porto de Santos embarcou 14,8 milhões de toneladas de milho entre janeiro e outubro deste ano, 34,5% a mais que o acumulado no mesmo período do ano passado. Somente em outubro, o volume transportado foi de 3,2 milhões de toneladas, 29,6% a mais que no mesmo mês do ano passado. O volume total de cargas embarcadas pelo porto nos dez meses do ano foi de 142 milhões de toneladas, crescimento de 2,7% em relação ao período entre janeiro e outubro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29, em nota publicada pelo Porto de Santos.

De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o volume poderia ter sido maior se não fosse o clima. "Outubro foi um mês com muita chuva, o que não favorece o embarque de grãos", explicou o presidente. "Ainda assim, foi o melhor resultado da história no embarque de granéis sólidos vegetais", acrescentou Pomini, na nota divulgada pelo porto. Quando há pausas nas chuvas, o porto tem organizado um esforço conjunto para acelerar os embarques dos granéis vegetais (milho, açúcar e soja, por exemplo).

O total de cargas em outubro foi de 14,3 milhões de toneladas, 0,8% menos que o embarcado no mesmo mês do ano passado. "Mesmo assim, se mantém como a segunda melhor marca entre os meses de outubro", afirmou o porto. Os embarques totalizaram 10,7 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 2,7%, e as descargas atingiram 3,5 milhões de toneladas, queda de 10%.