Objeto luminoso é registrado no céu do Rio Grande do Sul

Um objeto luminoso foi registrado no céu do Rio Grande do Sul nessa quarta-feira, 21. A captura das imagens foi realizada por câmeras do observatório Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, e pelo projeto Clube da Astronomia, ligado Instituto Federal Farroupilha em Santo Ângelo. Pouco depois das 5 horas da manhã daquele dia, foi possível ver nos registros o brilho de um objeto aumentando e diminuindo diversas vezes.

Segundo Fabricio Colvero, operador das estações, pela característica da visualização, se trata de algum objeto girando no próprio eixo, na órbita baixa da Terra. As imagens foram encaminhadas e serão analisadas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, para uma possível identificação.

Colvero explica que a tendência é que se trate de um objeto artificial, feito por humanos, que deve queimar ao entrar na atmosfera terrestre. Ele explica que esse processo pode demorar meses ou até mesmo anos. Outra possibilidade é a de se tratar de um objeto ainda ativo, como um satélite.

Em caso de reentrada na atmosfera terrestre, o objeto apresenta poucos riscos à população no solo. Segundo o operador das estações, a probabilidade maior é a queda de resquícios em áreas despovoadas ou no oceano.