Ventos de até 117km/h: 'tornado legítimo' atinge casas em Alagoas; veja

Um tornado atingiu a zona rural de Alagoas causando danos em pelo menos dez residências. O fenômeno destelhou casas e causou prejuízos para moradores da região de Estrela de Alagoas, onde o tornado foi registrado nesta quinta-feira, 22. Não há registro de feridos. O fenômeno é considerado incomum na região.

O Climatempo classificou o fenômeno como "um evento extraordinário no interior de Alagoas: um tornado legítimo! O tornado é uma nuvem em forma de funil que se estende da base de uma supercélula, uma nuvem cumulonimbus intensa", tuitou a empresa.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmou se tratar de um tornado de pequena proporção. Na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno, os registros foram de nível f0 - em casos desse tipo, os ventos atingem cerca de 117 km/h.

Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais no Estado, explicou, em nota, as características e razões do fenômeno. Segundo ele, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão. O tornado se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

"No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento", afirmou Pinho.

Deixe seu comentário

Só para assinantes