Topo

Papa Bento 16 e premiê espanhol Zapatero debatem crise internacional em 30 minutos

Madri

19/08/2011 15h50

O papa Bento 16 e o presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, debateram hoje a crise econômica mundial e os conflitos sociais no mundo em um encontro de 30 minutos.

De acordo com um informe divulgado pelo palácio de La Moncloa, sede da Presidência do governo, os temas internacionais foram os grandes destaques da conversa privada realizada na Nunciatura Apostólica (sede diplomática do Vaticano) em Madri.

A nota afirma que Zapatero "demonstrou" ao Pontífice -- no país por ocasião da 26ª Jornada Mundal da Juventude (JMJ) -- seu "compromisso firme" de aplicar "com eficácia" as medidas de ajuste econômico adotadas e de trabalhar "por uma maior governança econômica europeia".

Ambos também destacaram a situação humanitária dos países do Chifre da África, principalmente sobre a situação de desnutrição infantil, e fizeram um chamado à comunidade internacional para que enviem "o quando antes a ajuda necessária" e à autoridades locais para que facilitem sua distribuição.

Os dois também manifestaram sua preocupação pela "ascensão de uma ideologia xenófoba, que atenta contra os valores da liberdade religiosa e a convivência, característicos da sociedade europeia", em referência aos ataques promovidos pelo norueguês Anders Behring Breivik.

O presidente do governo espanhol ainda manifestou ao Pontífice que está convencido de "uma sociedade árabe democrática é a melhor garantia para a liberdade religiosa" e concordou com o Papa que a comunidade internacional deve redobrar esforços e apostar em uma saída diplomática diante da atual situação de escalada de violência religiosa no Oriente Médio.

Essa foi a última conversa que Zapatero manteve com Bento 16, ao menos enquanto premier da Espanha, uma vez que ele deixara o cargo em 20 de novembro, quando ocorrerão as próximas eleições no país.

O líder espanhol, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), já foi considerado pela Santa Sé como um perigoso adversário. Hoje, o encontro contou com sorrisos e apertos de mão calorosos entre os dois.

No encontro, o líder máximo da Igreja Católica recebeu a primeira edição faxsímile da "Obra do bispo Martínez Campañón sobre Trujillo do Peru no século XVIII", uma crônica gráfica com mapas, planos, aquarelas e desenhos feitos por indígenas de uma comunidade na região de Trujillo, no norte do Peru.

Em troca, Joseph Ratzinger presenteou Zapatero com uma caneta esferográfica.

A audiência, segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, foi "de cortesia" e foi precedida por um almoço no La Moncloa, no qual também participaram outras autoridades espanholas e vaticanas.