Topo

No G20, Sarkozy afirma que objetivo não é mudar governo italiano e inglês

Em Cannes (França)

04/11/2011 15h16

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou hoje que "não é nosso objetivo mudar nem o governo da Inglaterra nem o da Itália, até porque isso não faz nem parte das nossas competências".

A declaração de Sarkozy foi dada em reposta a jornalistas na coletiva de imprensa de encerramento da cúpula do G20, que aconteceu em Cannes, na França.

"Na Itália tem um presidente do Conselho que se chama Silvio Berlusconi. Ele apresentou um plano [de combate à crise] e esta é uma realidade que se impõe democraticamente", declarou o mandatário francês.

Sarkozy ainda questionou os jornalistas: "Por que vocês dizem que somos nós que criamos as condições para mudar o governo de um ou outro país? Seria uma loucura, há regras para isso".

O anfitrião do encontro ainda destacou o "esforço" da Itália em recuperar a "confiança" em meio à crise financeira mundial e disse que o país também "tomou as medidas necessárias" para "reforçar o crédito".

"A Itália é um país essencial na zona do euro, um dos principais países, e tomou, felizmente, a decisão de apelar à Comissão Europeia e ao FMI para certificar os resultados que alcançará sobre base trimestral", disse Sarkozy, sobre o fato de Berlusconi ter pedido que ambos os órgãos monitorem a aplicação do plano.

Por sua vez, a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, divulgou um comunicado anunciado que "acolho a decisão da Itália de convidar o FMI a intensificar a vigilância e trabalho de monitoramento do plano do governo de implementar reformas fiscais e estruturais".