PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Sítio arqueológico próximo de Roma pode ser maior que Pompeia

SÍTIO ARQUEOLÓGICO PODE SER MAIOR QUE POMPEIA - Um grupo de pesquisadores descobriu no sítio arqueológico de Ostia Antica, a 25,3 km de Roma, uma parte ainda desconhecida da antiga cidade, que seria maior do que Pompeia, destruída no século I por uma erupção do Vesúvio. Foram encontrados torres, armazéns e parte da muralha de Ostia, permitindo aos pesquisadores reconstituir integralmente a sua planta - ostia-antica.org
SÍTIO ARQUEOLÓGICO PODE SER MAIOR QUE POMPEIA - Um grupo de pesquisadores descobriu no sítio arqueológico de Ostia Antica, a 25,3 km de Roma, uma parte ainda desconhecida da antiga cidade, que seria maior do que Pompeia, destruída no século I por uma erupção do Vesúvio. Foram encontrados torres, armazéns e parte da muralha de Ostia, permitindo aos pesquisadores reconstituir integralmente a sua planta Imagem: ostia-antica.org

Em Roma

16/04/2014 17h40

Um grupo de pesquisadores descobriu no sítio arqueológico de Ostia Antica, a 25,2 km de Roma, uma parte ainda desconhecida da antiga cidade, que seria maior do que Pompeia, destruída no século I por uma erupção do Vesúvio. A descoberta foi possível graças a um trabalho conjunto de autoridades e estudiosos italianos e de duas universidades britânicas (Southampton e Cambridge).   

Foram encontrados torres, armazéns e parte da muralha de Ostia, permitindo aos pesquisadores reconstituir integralmente a sua planta. Por meio da técnica da magnetometria, que utiliza o campo magnético da Terra para investigar estruturas sob a superfície, os geofísicos conseguiram identificar os antigos muros enterrados, o traçado das ruas e as estruturas presentes no subsolo.   


"Sobre os muros, em intervalos regulares, se evidenciam grandes torres de 6 x 8 metros. Entre o rio Tibre e as muralhas os estudiosos identificaram pelo menos quatro grandes edifícios, dos quais três apresentam características similares àqueles já escavados em Ostia. O maior tem uma planta de 83 x 75 metros", disse a superintendente para os bens arqueológicos de Roma, Mariarosaria Barbera.   
o">

Ostia Antica foi uma cidade romana fundada no século IV a.C.   

Inicialmente, funcionou como um forte, mas logo ganhou importância como distribuidora de mercadorias pelo Mediterrâneo. 

Internacional