"Maioria dos italianos não me merece", diz Silvio Berlusconi

Em Roma

  • Eric Feferberg/AFP

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, já condenado em última instância por fraude fiscal e ainda envolvido em outros processos judiciais, afirmou que a maioria dos italianos não o merece.

A declaração, em tom bem humorado, foi dada na última quarta-feira (20), durante o lançamento de um livro da jornalista e apresentadora de TV Myrta Merlino. "Eu cheguei a essa conclusão: a maioria dos italianos não me merece", disse o ex-premiê, explicando que é "culpa" sua não ter nunca alcançado 51% dos votos, mesmo que os cidadãos de seu país "não tenham aprendido a votar".

Com essa porcentagem, Berlusconi poderia ter governado com uma maioria folgada no Parlamento, o que nunca ocorreu durante seus três mandatos, sempre marcados pela instabilidade política. O líder conservador também aproveitou a ocasião para investir contra a magistratura italiana, a quem chamou de "o pior câncer da nossa democracia".

"Precisaríamos discutir uma magistratura dividida entre partidos que a usam não para fazer justiça, mas para fins de luta política", acrescentou. Em 2013, o ex-primeiro-ministro foi condenado em última instância por fraude fiscal, sentença que lhe rendeu uma pena de um ano de serviços sociais em um asilo da província de Milão.

Por conta desse processo, ele também perdeu seu mandato de senador e está inelegível até 2019. Além disso, em julho de 2015, o Tribunal de Nápoles o condenou em primeiro grau a três anos de cadeia por corrupção em um caso de compra de apoio no Parlamento. Ainda cabe recurso.

Nas últimas semanas, o ex-premiê tem aparecido bastante em público, já pensando nas eleições municipais de 2015, quando serão escolhidos os prefeitos de mais de 1.300 cidades, incluindo Roma, Nápoles, Milão e Turim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos