Obama estuda nomear republicano para Suprema Corte

SÃO PAULO, 25 FEV (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estaria considerando indicar um republicano moderado para a vaga do falecido juiz Antonin Scalia, achado morto no último dia 13 de fevereiro, na Suprema Corte do país.   

Scalia foi o primeiro membro ítalo-americano do tribunal e era o mais conservador do colegiado, sendo bastante admirado dentro do Partido Republicano. Ele havia sido nomeado em 1986, pelo então presidente Ronald Reagan (1981-1989).   

De acordo com a agência de notícias "Reuters", Obama estuda indicar o governador de Nevada, Brian Sandoval, um ex-juiz federal, para o seu lugar. O possível candidato defende algumas das principais causas republicanas, como a manutenção das regras atuais para compra e porte de armas, mas é moderado em questões sociais, como direito ao aborto.   

Esse pacote poderia torná-lo uma opção interessante para o mandatário democrata neutralizar as ameaças da legenda conservadora, que domina o Senado, de bloquear qualquer indicação da Casa Branca enquanto o novo presidente não tomar posse. Sandoval tem 52 anos e governa Nevada desde 2010, se posicionando contra a proibição ao casamento entre homossexuais que existia no estado.   

Após a morte de Scalia, a Suprema Corte, que tem nove assentos, ficou dividida entre quatro liberais (no sentido norte-americano da palavra) e quatro conservadores. Com a repentina possibilidade de nomear um juiz, Obama poderia fazer a balança pender para a esquerda pela primeira vez em décadas. Por isso, senadores republicanos querem vetar qualquer indicação do presidente, na esperança de que um correligionário assuma a Casa Branca em 2016.   

Nesta quinta-feira (25), o próprio Sandoval disse ter comunicado à Presidência que prefere não ser considerado "neste momento" para uma vaga na Suprema Corte. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos