Premier institui 30 de abril como 'Internet Day' na Itália

ROMA, 30 MAR (ANSA) - Durante sua viagem aos Estados Unidos para a participação de um evento internacional sobre energia nuclear, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, escreveu em sua conta no Facebook que daqui a exatamente um mês será comemorado o aniversário de 30 anos do "Internet Day".   


A data, que será celebrada com projetos e eventos, principalmente nas escolas do país, homenageará o exato "dia no qual a Itália 'descobriu' a internet", 30 de abril de 1986.   


Segundo o texto do premier, nesta data há 30 anos "nos Estados Unidos governava há um tempo Ronald Regan, que alguns meses antes teve que lidar com a explosão durante o voo do foguete Space Shuttle dois minutos depois de ter decolado".   


Enquanto isso, "na União Soviética quem governava era Mikhail Gorbaciov e a sua perestroika [reestruturação política da URSS] encontrava-se em uma época dramática" já que a central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu no dia 26 de abril, sendo um dos maiores desastres ambientais da história, explica Renzi.   


Por isso, as primeiras páginas dos jornais, inclusive os italianos, estavam cheias com notícias relacionadas a esses dois assuntos, ignorando completamente a importantíssima "descoberta" da internet no na Itália. E esse momento histórico aconteceu quando o Centro de Cálculo Eletrônico do Conselho Nacional de Pesquisas de Pisa (Cnuce) foi coligado pela primeira vez à rede Arpanet, criada nos Estados Unidos e que tinha como objetivo ligar os computadores das universidades, dos institutos de pesquisa e dos órgãos militares pelo mundo.   


Esse passo, que parece insignificante, mas que representa o começo da internet que conhecemos atualmente, fez da Itália o quarto país europeu a ter acesso ao serviço, ficando atrás apenas Noruega, Reino Unido e Alemanha Ocidental.   


"A internet na Itália foi o maior 'buraco' da história do jornalismo italiano? Talvez. Mas não é isso que importa agora. O dia 30 de abril de 1986 ainda está presente na mente e no coração dos pioneiros da Internet", ainda disse o mandatário italiano ressaltando que a data será comemorada com dezenas de eventos pelo país a partir do dia 29. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos