Topo

México se comove com morte de cantor Juan Gabriel

29/08/2016 15h03

CIDADE DO MÉXICO, 29 AGO (ANSA) - O cantor Juan Gabriel, um dos maiores ídolos mexicanos, faleceu aos 66 anos em Santa Monica, na Califórnia, deixando uma legião de fãs desolados.   


Ele faleceu no último domingo, dia 28, em decorrência de um ataque cardíaco, poucas horas após se apresentar. Ele se encontrava em turnê pelos Estados Unidos.   


Em comunicado, seu filho, Ivan Aguilera, disse que a morte "precoce" do cantor "é uma trágica perda para todos nós, seus familiares, colegas e fãs". O próprio presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou a perda de "um dos grandes ícones musicais de nosso país". "Uma voz e um talento que representavam o México. Sua música, um legado para o mundo. Se foi muito cedo. Que descanse em paz", disse o mandatário nas redes sociais.   


O ministro de Cultura mexicano, Rafael Tovar, lamentou a morte e comparou o cantor a grandes nomes da cultura local, como o comediante Mario Moreno, o "Cantinflas", e a pintora Frida Kahlo. Juan Gabriel será homenageado no renomado Palacio de Bellas Artes, onde já teve uma apresentação colocada em dúvida por ser considerado muito popular.   


A notícia da morte teve o impacto de um terremoto nas redes sociais, onde a notícia entrou nos trending topics do México.   


Flores e mensagens foram depositadas na casa onde o compositor nasceu em Parácuaro, no estado de Michoacán. Na Plaza Garibaldi, a Meca dos mariachis na Cidade do México, centenas de cantores se reuniram para entoar suas canções mais populares, como "Querida" e "Amor Eterno".   


Na loja digital iTunes, quatro de seus discos subiram para o dez mais vendidos em apenas poucas horas. O sucesso foi reproduzido no serviço de streaming Spotify. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.