Topo

Câmara de Roma confirma 'não' aos Jogos Olímpicos de 2024

29/09/2016 11h35

ROMA, 29 SET (ANSA) - Os parlamentares de Roma aprovaram nesta quinta-feira (29) a moção de desistência da capital italiana na disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.   


Com 30 votos favoráveis e 12 contra, o pedido apresentado pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S), o partido da prefeita Virginia Raggi, foi aprovado após uma longa sessão, que durou duas horas a mais do que o previsto.   


"A moção designa à prefeita e à junta [...] a retirada da candidatura da cidade para hospedar as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2024 e a tal fim adotem os atos e iniciativas necessárias", diz o texto.   


Durante a sessão, apenas os políticos puderam falar e não foi permitido discursos de membros do Comitê Olímpico para os Jogos.   


Nas tribunas, no entanto, foram registrados protestos afirmando que a decisão apenas "mostrava o medo" de quem está na cidade.   


A votação ratifica a decisão de Raggi, divulgada no dia 21 de setembro, sobre a desistência. Agora, a prefeita de Roma enviará uma carta oficial ao Comitê Olímpico Internacional (COI) informando sobre a saída da candidatura.   


Polêmica, a desistência foi justificada pelos altos custos que demanda em um momento de crise político/econômica em Roma. No entanto, a decisão de Raggi gerou uma chuva de críticas de atletas e do governo da Itália, através do primeiro-ministro Matteo Renzi.   


Com a saída da Itália, Budapeste (Hungria), Los Angeles (EUA) e Paris (França) agora continuam na disputa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.