Quer entender o referendo na Itália? Evento debaterá tema

SÃO PAULO, 25 OUT (ANSA) - No dia 4 de dezembro, a Itália irá votar em um referendo constitucional que, desde que foi anunciado pelo primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, já gerou uma grande divisão entre os italianos, que aprovam ou criticam a proposta.   


O referendo, já aprovado pela Câmara de Deputados e pelo Senado do país, coloca em pauta a seguinte questão: "Você aprova o texto da lei constitucional 'Disposição para a superação do bicameralismo paritário, redução do número dos parlamentares, contenção dos custos de funcionamento das instituições, supressão do Cnel e revisão do Título V da segunda parte da Constituição', aprovado pelo Parlamento e publicado no Diário Oficial de 15 de abril de 2016?".   


Mas o que significa essa pergunta? Qual a resposta correta, "sim" ou "não"? Para explicar aos brasileiros no que consta o referendo e ajudar quem tem cidadania italiana a formar sua opinião sobre o assunto e assim conseguir votar conscientemente, a cidade de São Paulo irá receber nesta quarta-feira, dia 26, um debate sobre o tema.   


Promovido pelo Comites de São Paulo e pelo Conselho Geral dos Italianos no Exterior (Cgie) com apoio do Circolo Italiano da capital paulista, o evento promoverá um debate sobre o referendo com um representante do comitê do "sim" e outro do "não".   


O evento, que será mediado pelo jornalista Carlos Nascimento, quer levar informações e opiniões distintas sobre o referendo aos "amigos da Itália" e aos "cidadãos italianos residentes no Brasil", o que inclui os brasileiros com cidadania italiana.   


O debate acontecerá às 18h30 desta quarta (26) no auditório do Circolo Italiano de São Paulo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos