Topo

Árvore de Natal do Vaticano chega à praça São Pedro

25/11/2016 09h09

ROMA, 25 NOV (ANSA) - A tradicional árvore de natal que vai decorar a praça de São Pedro chegou na noite desta quinta-feira (24) ao Vaticano, e será inaugurada no próximo dia 9 de dezembro.   


A árvore, um abeto vermelho, tem 25 metros de altura e foi doada pelo município de Scurelle, região da província autônoma de Trento, no norte da Itália. Ela havia sido cortada no dia 13 de novembro, quando crianças da escola primária local plantaram 40 novas árvores em uma região atingida por um parasita.   


De acordo com a administração provincial de Trento, a árvore foi transportada por um helicóptero do Exército italiano, com a colaboração da Proteção Civil de Trento, e colocada sobre um caminhão que a levou até Roma.   


Neste ano, a árvore será iluminada com 18 mil lâmpadas led, das quais 1,4 mil são com efeito cintilante, e enfeitada com objetos feito em argila, criados por crianças em tratamento contra o câncer. As bolas coloridas representarão os sonhos dos pacientes, numa iniciativa da Fundação "Lene Thun", que promove um programa de terapia recreativa com cerâmica, e também envolve os pais das crianças.   


Por sua vez, o presépio será doado pela Arquidiocese e pelo governo de Malta. A montagem, criada pelo artista Manwel Grech, vai reproduzir a paisagem maltesa, a arquitetura das construções, a flora e fauna do local. A obra, com 17 personagens, terá 17 metros de largura e altura máxima de oito metros. A inauguração da famosa árvore do Vaticano e do presépio está marcada para o dia 9 de dezembro, às 16h30 local. No mesmo dia, o papa Francisco se reunirá com as crianças em tratamento oncológico e delegações oficias de Trentino e de Malta. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.