Topo

Especialistas dão dicas para combater sobrepeso de Ano Novo

28/12/2016 17h03

ROMA, 28 DEZ (ANSA) - As pessoas ganham cerca de três quilos, chegando a cinco nos piores casos, durante as festas de fim de ano, segundo uma pesquisa feita por um site italiano especializado no tema "água", o "In a Bottle" (www.inabottle.it).   


Quase todas as refeições natalinas excedem as 1,5 mil calorias por dia, nível recomendado para manter um peso adequado. O estudo analisou cerca de 50 portais, fóruns e especialistas em nutrição e médicos da área e chegou à conclusão de que somente 22% da população italiana consegue "controlar os danos", engordando apenas um quilo.   


A culpa é sobretudo do hábito de "beliscar" durante o dia, geralmente comidas calóricas ou gordurosas. Outro fator importante é o abuso no consumo de álcool, combinado com a falta de hidratação com água. Além disso, o fim de ano é um período em que os exercícios físicos são deixados de lado. A maioria da população - cerca de 65% - se nega a manter uma dieta rígida durante as festas, e 38% dos italianos buscam retomar o peso normal e uma rotina saudável após dezembro. No entanto, 26% consideram que alguns hábitos do mês de festas deveriam ser adotados no ano todo, como fazer três fartas refeições todos os dias.   


Veja abaixo as recomendações dos especialistas para combater o sobrepeso após as festas: 1) Mantenha uma dieta variada - Comer diferentes tipos de alimentos é importante para suprir os principais nutrientes do corpo.   


2) Não subestime os riscos de uma alimentação hipercalórica - O consumo de calorias superior ao recomendado (1,5 mil calorias diárias) contribui para o aumento de peso e para a lentidão do metabolismo.   


3) Limite os doces - Frequentemente, durante as festas, o consumo de doces aumenta significativamente. Por isso, nos dias seguintes, eles devem ser cortados da alimentação gradualmente. 4) Evite bebidas alcoólicas - Ao contrário do que muitos pensam, qualquer bebida com álcool tem alto teor calórico. 5) Pratique atividades físicas - Não existe método melhor para emagrecer do que uma alimentação balanceada com exercícios.   


6) Coma frutas e verduras - Boas quantidades de frutas e verduras são fundamentais para a ingestão de fibras, vitaminas e sais minerais.   


7) Beba muita água - O consumo de água ajuda a eliminar os líquidos que adquirimos em excesso e a controlar a vontade de comer graças a sua capacidade de dilatar o estômago.   


8) Evite "beliscar" fora das refeições - Isso ajuda a controlar a quantidade de comida ingerida, focando só nas principais refeições do dia.   


9) Reduza as gorduras - Óleos e outras gorduras que são utilizadas para fritar e cozinhar devem ser evitadas. Não só depois de dezembro, mas durante todo o ano.   


10) Não pule as refeições - O bem-estar psicofísico depende de uma alimentação equilibrada, com refeições regulares. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.